quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Pessoas que tratam de pessoas

Glitter Para Orkut

Dia após dia neste novo estágio hospitalar tenho vindo a perceber a importancia que todos nós enfermeiros temos na vida daquelas pessoas. Elas estão internadas porque precisam dos nossos cuidados para ficarem melhor, e somos nós que passamos com elas o dia. Somos nós que as ajuda-mos a tomar a medicação, a fazer as técnicas todas que envolvem a nossa prática. Mas somos nós essencialmente as pessoas que lá estão para conversar com elas, para sorrir, para perguntar se está tudo bem, para fazer o que for possivel para melhorar o seu bem-estar. Somos nós que notamos as necessidades delas e que recorremos ao que for preciso para as ajudar. Somos nós.

No entanto, é triste ver como para muitos de nós...não somos nós...Muitos tentam negligenciar isto tudo e entram e saiem só para fazer o que é necessário assim um pouco a correr.....

Mas a verdade, é que cada vez mais acredito que a verdadeira enfermagem está no sorriso que nós mostramos as pessoas quando entramos pela enfermaria dentro e perguntamos de coração, se está tudo bem, não por obrigação, mas porque o bem-estar dele, na verdade nos preocupa. E é bom receber o sorriso em troca que eles nos dão, quando nos respondem, ou quando mostram o seu olhar de felicidade por dentrás das máscaras de oxigénio. é bom....como é bom entrar na enfermaria e ver as 3 doentes da enfermaria onde está a minha doente do dia anterior a sorrirem e a contarem-me como estão....é bom ver a cara delas de felicidade por nos verem...e foi tocante ver o olhar delas de tristezas quando dissemos que não iriamos continuar a ficar lá na enfermaria. Foi bom sabermos que nos preocupamos não só com o nosso doente,mas com todos e que eles ficam gratos connosco. Foi bom despedir-me do Sr.H e da mulher, primeiro doente com quem eu tive mais contacto, e conversar com eles, sentir o que lhes ia na alma, dar um bocadinho de força, e vê-lo a ir-se embora desejando-nos felicidade. Foi bom sentir a saudadezinha no coração por não me ter conseguido despedir do "anjo" da D.C com 85 anos e aquele olhar gratificante. é bom entrar diariamente nas enfermarias pelas quais não estamos responsaveis por ninguem e entrarmos com um sorriso no rosto, como se fossemos visitar um amigo, e ver esse mesmo amigo a sorrir do outro lado, mesmos só nos conhecendo a dois ou tres dias....é bom....ai, como é bom...quero continuar sempre assim...espero nunca deixar querer de ser assim!!!! olhar mais além é dificil mas tão...tão gratificante!!!!

Sem comentários: