terça-feira, 22 de abril de 2008

Pseudo-medicina...NUNCA!!!


Hoje, escrevo aqui com um suave sentimento de injustiça dentro de mim...
ás vezes é tão ridiculo ver a ridicularidade de algumas coisas...
Passou-se comigo, uma cena ridicula....estranha...e que me deixou um pouco...irritada....
Estava eu, com uma senhora que tinha acabado de se sentir mal, quando entra o médico, e praticamente sem falar para a senhora, acompanhado de mais duas enfermeiras, lhe faz uma paracentese e sai....agulha fica em cima da cama, e lá se vai o homem, depois de ter dado indicações a mim e as restantes enfermeiras, do procedimento a seguir, para realizar a análise....Saiem todos, e eu continuo com a senhora, que ainda se encontrava um pouco atarantada, por se ter sentido mal, e pela confusão toda...Quando me entra pela enfermaria..A PROFESSORA!!!
Começando logo eu com as pernas a tremer (digamos pelo sentimento de que ainda estava também eu um pouco atordoada, a mistura do facto de que sentia que alguma coisa não ia correr bem), a professora dispara logo com perguntas ´sobre a agulha esquecida pelo médico, que eu não fui de imediato arrumar, pois senti ser mais importante explicar a situação a senhora, e estar um pouco com ela...após a situação esclarecida, e o stress a subir-me e a rejubilar-me pelo corpo todo...La vem ela...a branca....Opa....tive uma branca horrivel, e nesse preciso momento, começa a professora a disparar mil e uma perguntas sobre os doentes...e eu NADA...não me lembrava de nada....a professora continua sem parar, e eu la ia respondendo ao pouco que me lembrava, mas que não era assim tanto...e a senhora ali...como se não fosse ela importante, mas sim eu saber naquele momento tudo o que ela tinha...A prof...depois de me mutilar com perguntas decide então, falar com a senhora ....um "Então como está?" que não me convenceu...mas whatever...Saimos da enfermaria e o sermão...de "Não pode prestar cuidados sem saber o que os doentes tem la vem (Vah, merecido, eu sei, mas pronto)...Explico então a professora que estava cansada, pois não tinha dormido nada no fim-de-semana e me tinha levantado as 5 da manha...e mais uma resposta, mistura com cinismo soa "Então...ia beber café!!"....Sai de novo da minha beira, eu olho para o processo...e lembro-me tambem do que o outro doente tinha, e vou logo atras da professora dizer que ja me lembrava....E então...vai a pergunta....em frente de tres médicos e outros tantos enfermeiros...."O senhor tem Hérnia Inguinal...então o que vai fazer?"....Eu respondo que vai fazer a correcção da hérnia....e de novo "Esta bem, mas o que ele vai fazer?"...Eu...um pouco atordoada ainda com tudo, e a não perceber bem a pergunta respondo:"Tem uma zona que tem uma rotura e vai suturar essa zona para correcção da hérnia!"....e ela, mal ouvindo o que eu disse responde..."Esta bem, mas o nome disso???..."...E eu..."O nome não sei..sei o que vai fazer...agora o nome nãoo me lembro..."...Fez uma cara de gozo....deu-me com a minha capa na cabeça, e virou costas...e nunca mais falou para mim-....
Fiquei de rastos....A enfermeira que por la andava disse-me para ter calma e procurar, uma das m´+edicas, talvez com pena de mim....Lá me fala na hérniorrafia, que depois da cirurgia descobri que era uma Hérnioplastia....Mas disso o menos...O que me incomodou foi a revolta comigo, por sentir que deitei todo um estágio que estava a correr lindamente fora, por causa da porcaria de um cansaço, misturado com a ignorancia de um nome de uma cirurgia....Mas porra...Será mais importante a porcaria do nome do que o facto de dar atenção aos doentes....Sera mais importante eu saber o que é uma herniorrafia do que saber os cuidados que tenho que ter antes do senhor ir pro BO e apoiar-lo no meio deste medo que inevitavelmente sente?....Sera mais importante saber as patolgias e antecedentes da senhora, ou abraça-la quando ela tem fica com dispneia e te abraça, e tu sentes um friozinho na barriga com medo que ela morra?....Sera mais importante saber os musculos que mechem quando a pessoa tosse ou vomita, ou dar-lhe a mão e ensina-la a respirar para controlar esse vómito??...Sera mais importante ser uma pseudo-médica, ou a enfermeira a quem os doentes perguntam quando volta, que entra na enfermaria e uma doente que ja tinha estado internada corre a abraçar, a enfermeira que consegue manter uma doente confusa, completamente calma consigo, e que até consigue perceber que afinal esta não está tão confusa assim!!!...O que será mais importante???....Desculpem-me....mas podem exigir de mim que seja pseudo-médica neste ano e meio que falta, mas hei-de ser enfermeira para o resto da minha vida....A enfermeira que percebe de enfermagem, mas que sinceramente se está a cagar para o nome das hormonas que desencadeiam o Choro...pois o mais importante é que a pessoa está a chorar...e os sentimentos que estão por trás de todo esse choro...É AI QUE EU QUERO TENTAR INTERVIR E FAZER O QUE PODER....Desculpem-me mas...eu Quero olhar mais além...e Pseudo-médica....NUNCA SEREI!!!!

2 comentários:

David disse...

Essa é uma realidade cruel, pseudo-médicos são uma doença, e eles estão por toda parte,inclusive ocupando posições nas instituições que administram a saúde pública, no governo, no parlamento. Esse é um dos motivos para ainda existirem falsos médicos...Parabéns pela atitude!!!

Carlos Vinagre disse...

Perdoe-me a intromissão. Compreendo muito bem a realidade que descreveu. Pequenos esquecimentos todos temos, não será um episódio esporádico que anulará de facto a competência de uma pessoa. A médica, pode até por experiência saber muito, contudo, pelo que deduzo do que descreveu, deve ter um défice de inteligência inter-pessoal e intrapessoal. Um médico, na minha opinião, não é só uma soma de conhecimentos acumulados academicamente e através de clínica, experiência social e laboral, é também uma realidade valorativa, moral e sentimental. Por essa razão, e outras também, é que existe um código deontológico.